Querosene
O querosene é um composto formado por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos, naftalênicos e aromáticos, com faixa de destilação compreendida entre 150ºC e 239ºC. O produto possui diversas características específicas como uma ampla curva de destilação, conferido a este um excelente poder de solvência e uma taxa de evaporação lenta, além de um ponto de fulgor que oferece relativa segurança ao manuseio.
Obtém-se querosene por meio da destilação fracionada do petróleo entre 150 ° C e 275 ° C, resultando em uma mistura de cadeias de carbono contendo em torno de 12 a 15 átomos de carbono. Sua utilização é indispensável em aeronaves de propulsão a jato, sendo também comumente utilizado como combustível de aquecimento. O calor de combustão do querosene é semelhante ao do diesel.
O combustível mais utilizado na aviação comercial, o querosene, produz, devido a sua combustão, uma série de produtos que podem deteriorar-se em alta concentração – a qualidade do ar, tornando-o perigoso para os seres vivos. Os principais elementos nocivos são o monóxido de carbono, os hidrocarbonetos gasosos não queimados, os óxidos de nitrogênio e as partículas sólidas visíveis que formam o humo.
Quais são os impactos ambientais do uso de querosene?
Querosene, um líquido de hidrocarbonetos combustíveis derivado do petróleo, é geralmente usado para aquecimento e iluminação de aplicativos menos comuns, como um combustível de transporte (sobretudo em aviões) e para cozinhar. Embora favorecida por alguns especialistas em saúde pública para ser menos combustível do que a gasolina e queima do líquido de limpeza do que o carvão, querosene como combustível fóssil ainda tem impactos ambientais significativos.
Extração e refinamento
Como um derivado de petróleo bruto, o ciclo de vida do querosene envolve um processo de produção de energia intensiva e elaborada. Perfuração de petróleo ameaça vários ecossistemas frágeis e refinarias usam grandes quantidades de energia e muitas