Querosene
CURSO: TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
DISCIPLINA: TÉCNOLOGIA DOS PROCESSOS INDUSTRIAIS II
PROFESSOR (A): SILVIO LUIZ HÜNING
ALUNO (A): MURIELLI PIRES DOS SANTOS
QUEROSENE
Obtenção
O querosene é um composto, obtido através da destilação do petróleo, formado por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos, naftalênicos e aromáticos. Seu número de carbonos está em sua maioria dentro do intervalo de C9 e C16, destilado do petróleo bruto na faixa de 150°C e 239°C. É insolúvel em água.
Características/propriedades
Com diversas características específicas como uma ampla curva de destilação, confere a este um excelente poder de solvência e uma taxa de evaporação lenta, sendo assim com um ponto de fulgor que oferece uma relativa segurança ao manuseio.
Pode se dizer que é um produto intermediário entre a gasolina e o óleo diesel por ser obtido por destilação fracionada do óleo cru.
É aplicado para iluminação em lampiões e lamparinas; combustível domésticos em regiões frias e via para a aplicação de inseticidas. Além de servir de solvente para produzir asfalto diluído para pavimentação; desengordurar peles e couros sendo assim um líquido de limpeza e também combustível para turbinas de aviões a jato.
O querosene pode basicamente ser aplicada para três finalidades: Querosene iluminante: é utilizada basicamente no interior dos estados brasileiros como combustível de iluminação. Sua queima deve ser isenta de odor e fumaça com viscosidade adequada e baixo teor de enxofre, sendo o ponto de fulgor no mínimo 40°C.
Veículo de inseticida e líquido de limpeza: como já esta dito, quando usado para este finalidade tem que ser altamente refinado para reduzir o odor e eliminar a possibilidade de incorporar manchas .
Querosene de aviação: usado para veículos aéreos, é preciso que apresente as seguintes características para se obter um melhor desempenho nas turbinas de aviões a jato sendo máxima eficiência de combustão; alto poder