Querosene
Prof.ª Deise
Escola: E.E. B Prof.ª Maria Solange Lopes de Borba
Disciplina: Biologia
Introdução
O querosene é um composto, obtido através da destilação do petróleo, formado por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos, naftalênicos e aromáticos. Seu número de carbonos está em sua maioria dentro do intervalo de C9 e C16, destilado do petróleo bruto na faixa de 150°C e 239°C. É insolúvel em água.
Inventor:
O querosene foi inventado por Al-Razi, em Bagdá, atual Iraque, no século IX. É claro que era usado em antigos lampiões para a iluminação. Modernamente as glórias do invento se devem a Jan Josef Lukasiewicz, um polonês-armênio, em 1852, que inventou o moderno lampião a querosene, com cúpula de vidro. Ele queria disseminar o uso do querosene, que era um subproduto da destilação do petróleo. Sobrava muito e não tinha valor comercial. Dizem que ele é o pai da iluminação urbana.
Onde são Aplicadas
São utilizados como combustível de aeronaves a jato e iluminação residencial, o querosene também pode ser empregado como solvente, combustível de fogões portáteis e produto de limpeza. Modo de Refinamento
O querosene é um líquido fino e claro formado a partir de hidrocarbonetos. Obtém-se querosene por meio da destilação fracionada do petróleo entre 150 ° C e 275 ° C, resultando em uma mistura de cadeias de carbono contendo em torno de 12 a 15 átomos de carbono. Sua utilização é indispensável em aeronaves de propulsão a jato, sendo também comumente utilizado como combustível de aquecimento. O calor de combustão do querosene é semelhante ao do diesel: o seu poder calorífico mínimo gira em torno de 18.500 Btu / lb, ou 43,1 MJ / kg, enquanto que o seu poder calorífico máximo corresponde a 46.2MJ/kg.
Em 1846, obtém-se o querosene refinado a partir de uma substância asfáltica que ocorre naturalmente, denominada "albertite", pelo geólogo canadense Abraham Gesner, que, durante tal processo de