Querosene
As considerações apresentadas neste texto são oriundas de conhecimentos apresentados na disciplina: Processos em Petróleo e Gás Natural, ministrado no curso de Petróleo e Gás do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE no Campus Tabuleiro do Norte.
Propomos uma breve apreciação do uso do querosene e suas aplicações nas atividades humanas, desse modo, pretendemos refletir sobre a conceituação do termo “querosene” atentando para suas especificações físicas e químicas, assim como os aspectos históricos que envolvem tanto a sua origem quanto sua utilização na sociedade.
Tendo como enfoque temático o querosene e suas aplicações cotidianas humanas, buscou-se contextualizar o conteúdo químico do hidrocarboneto a partir de leituras interativas referentes ao tema abordado.
1.1. INTRODUÇÃO
Hoje, o petróleo e o carvão são responsáveis pela maior parte de geração de energia no mundo. No futuro próximo há poucas perspectivas de mudanças da matriz energética mundial. O processo de combustão de combustíveis fósseis atualmente empregados é extremamente ineficiente sendo boa parte da energia perdida. Enquanto uma revolução tecnológica na área de energia não chega, temos que trabalhar na eficiência e melhor conhecer essa maravilhosa matéria-prima que é o petróleo. A história nos ensina: no fim do século XIX o principal produto obtido do petróleo era o querosene para iluminação, tal fato na época, impulsionou a exploração de petróleo e todo o mundo.
1.2. JUSTIFICATIVA
Dar ênfase relativa a um dos principais produtos obtidos do petróleo, atenuando para a sua importância nos primórdios da exploração e nos dias atuais.
2. OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Oferecer um guia para o conhecimento sobre o querosene em geral, com suas diversas características específicas e suas aplicações no cotidiano, bem como um instrumento para estudo e pesquisa sobre suas propriedades e potencial.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Analisar historicamente o