segurança
Trata de aspectos psicológicos do trabalho e os valores.
1) Qual o objetivo do estudo da Psicologia Organizacional?
No campo prático das organizações existe, a Psicologia do Trabalho. Essa área do conhecimento tem por objetivo realizar observações e implementar ações, visando não apenas compreender, mas também intervir na forma com que o trabalhador se relaciona com sua equipe de trabalho de forma a alcançar os objetivos de ordem produtiva.
2) Em relação ao trabalho e valores de SMSQRS, quais são as consequências geradas em momentos de crise econômica?
Existe a tendência de os gerentes se conformarem com condições adversas de trabalho envolvendo aspectos tecnológicos, limitando a questão da proteção apenas no uso de EPI. Este aspecto será mais evidente nas pequenas e médias empresas, cujos recursos são limitados e os investimentos direcionados para melhorar a produtividade e qualidade dos produtos.
As necessidades de SMSQRS correm o risco de serem colocadas em segundo plano, sendo substituídas pela luta por aumento de postos de trabalho, redução de jornada e do trabalho temporário.
3) Quais as implicações do trabalho e valores prescritos e do trabalho real para o sofrimento psíquico?
Frente ao contexto real de trabalho, os trabalhadores necessitam fazer rearranjos, elaborando condutas e procedimentos a fim de atender às exigências da produção. Os profissionais do SESMT e SMSQRS devem estar atentos às discrepâncias entre o trabalho prescrito (esperado) e o trabalho real (o que ocorre, de fato, a partir da vivência cotidiana dos imprevistos).
4) A fadiga é causada por um conjunto completo de fatores, cujos efeitos são acumulativos. Dentre eles estão fatores fisiológicos, psicológicos e fatores sociais e ambientais. Cite então, três exemplos práticos que influenciam diretamente na fadiga.
Intensidade e duração do trabalho físico e intelectual; monotonia,