Inicio de aps
Curso de engenharia
1º Semestre
2013
1.0 Objetivo do Trabalho;
“Projetar e construir um carro com propulsão a jato de ar, que permita o transporte de massa padrão de 2,0 Kg por uma pista de dimensões pré-estabelecida e em linha reta.”
2.0 Motor a reação;
Motor a reação, também conhecido como motor a jato, é um motor que expele um jato rápido de qualquer fluido para gerar uma força de impulso, de acordo com a 3ºlei de Newton que diz; “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade, mesma direção e sentido contrário”.
Esta ampla a definição de motor a jato inclui turbojatos e turbofans. Em geral se refere-se a uma turbina a jato que expele um jato em alta velocidade, gerando empuxo e, com isto, gerando uma força propulsora para diversos usos.
Os motores a reação surgiram no primeiro século depois de Cristo, com o inventor Heron de Alexandria que inventou a Eolípila. Ele usava vapor direcionado através de dois tubos de modo a conseguir movimentar uma esfera em seu próprio eixo. Eolípila
Propulsão é o processo de alterar o estado de movimento ou de repouso de um corpo em relação a um sistema de referência. Os meios de propulsão são utilizados para mover aviões, veículos espaciais, automóveis, trens, navios, etc.
3.0 Estágios Iniciais de Desenvolvimento;
Devido a segunda guerra mundial, houve a necessidade de melhorar o sistema de propulsão jato, já que que os motores a foguetes eram ineficientes para serem usados na aviação. Foi então que a partir da década de 1930, começou a ser substituídos pelos motores a combustão interna e suas diversas formas (rotativos, radiais, ar-refrigerado e refrigerados a água em linha), a princípio era o motor mais viável para desenvolvimento de aviões. Estes motores eram aceitáveis em vista das baixas necessidades de performance então exigida, dado o menor desenvolvimento dos meios técnicos. Porém os engenheiros estavam já prever, conceitualmente,