Gerenciamento de processos
Gerenciamento de Processos
Mais a final o que é processo?
Para que serve?
Prof. Daniel Rodrigues
Processo é um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente.
É uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, e entradas e saídas claramente identificadas.
O processo é entendido como uma série de atividades que fornecem valor a um cliente. O cliente do processo não é necessariamente um cliente externo da empresa. Ele pode estar dentro da empresa. É o chamado cliente interno.
Fonte: Copyright © - Grupo Editorial Campus – Instituto Chiavenato
- 2008
Processo:
Qualquer atividade que recebe uma entrada (input), realiza uma transformação agregando-lhe valor e gera uma saída
(output) para um cliente externo ou interno.
input
output
Entrada
Saída
Mais processos
Processo
produtivo: Qualquer processo que entra em contato físico com o produto ou serviço que será fornecido a um cliente externo, até o ponto em que o produto é embalado (por exemplo, a manufatura de computadores, preparação de alimento para consumo em massa, refinação de petróleo, conversão de minério de ferro em aço). Não inclui os processos de transporte e distribuição.
Processo
empresarial: Geram serviço e/ou dão apoio aos processos produtivos (por exemplo, processos de atendimento de pedido, de mudança de engenharia, de folha de pagamento, planejamento de processo de manufatura). Um processo empresarial consiste num grupo de tarefas interligadas logicamente, que fazem uso dos recursos da organização, para gerar resultados definidos, em apoio aos objetivos da organização. Macroprocesso:
é um processo que geralmente envolve mais de uma função da organização, e cuja operação tem impacto significativo nas demais funções da organização.
Dependendo da complexidade do processo este é dividido em subprocessos.
Subprocessos:
divisões do macroprocesso com objetivos