Resumo cecília meireles e vinícius de morais
Isto ou aquilo, obra que reúne poemas suaves e musicais sobre os sonhos e as fantasias do imaginário infantil: os jogos, os brinquedos, os animais, as flores, a chuva.
Sua poesia, de modo geral, filia-se às traduções da lírica luso-brasileira, sendo que suas publicações iniciais evidenciam inclinação pelo Simbolismo.
Além disso, a frequente presença de elementos como o vento, a água, o mar, o ar, o tempo, o espaço, a solidão e a música dá à poesia de Cecília Meireles um caráter fluido e etéreo, que confirma a inclinação neossimbolista da autora.
O Espiritualismo e o orientalismo, tão prezado pelos simbolistas, também se fazem presentes na obra da poetisa.
Algumas de suas obras abrem importante espaço para a reflexão sobre questões de natureza política e social, tais como a liberdade, a justiça, a miséria, a ganância, a traição, o idealismo.
- A efemeridade do tempo
Cecília Meireles cultivou uma poesia reflexiva, de fundo filosófico, que aborda, entre outros, temas como a transitoriedade da vida, o tempo, o amor, o infinito, a natureza, a criação artística.
Dentre os temas que mais se destacam são a fugacidade do tempo e a efemeridade das coisas.
- Obras
Isto ou aquilo
Espectros (1919)
Nunca mais... e poema dos poemas (1923)
Baladas para El-Rei (1925)
Romanceiro da Inconfidência (1953)
Vinícius de Morais – Percepção material da vida, do amor e da mulher
Um dos mais famosos compositores da música popular brasileira, interessa-se por música de câmara e popular
- A poesia: da transcendência espiritual ao amor sensual
A primeira fase da poesia de Vinícius é marcada pela preocupação religiosa, pela angústia existencial diante da condição humana e pelo desejo de superar, por meio da transcendência mística, as sensações de pecado, culpa e desconsolo que a vida terrena oferece.
- A poesia social e sensual
O poeta torna-se interessado nos temas cotidianos, nas coisas simples da vida, e explora com