GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Por que trabalhar?
GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Por que trabalhar?
Artigo apresentado à Universidade de Franca para a aprovação no curso de Pós–Graduação Latu Senso. Área de Concentração: Educação.
Orientador do Curso: Profa. Dra. Maria Ignez Diniz.
Orientação Metodológica: Profa. Ma. Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto Rosa.
FRANCA
(2012)
GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Por que trabalhar?
Alpha
GEOMETRY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: Why work?
Paula Priscila Ferracini Vancini1
RESUMO
O artigo “A geometria na educação infantil. Por que trabalhar?” Foi desenvolvido em quatro capítulos, sendo que no primeiro capítulo a intenção é de conscientizar a importância do trabalho de geometria no segmento. No segundo capítulo o texto se desenvolve explicando o que é a percepção espacial e a sua divisão em sete habilidades que seguem explicadas uma a uma com sugestões de atividades para os professores. O terceiro capítulo aborda a avaliação e os instrumentos avaliativos que acontecem concomitantemente ao trabalho docente. No quarto e último capítulo encontramos a conclusão do artigo baseada nas pesquisas bibliográficas realizadas nos trabalhos de Smole, Cândido, Diniz(2003); Hoffer(1977), Del Grande (1994), Bassedas e Solé, Broitman e Itzcovich (2006), Kaleff, Votto e Corrêa (2012), Lopes e Moura( 2003), Luckesi (1998) que constatam a importância do trabalho com geometria na Educação Infantil, uma vez que o desenvolvimento do pensar geométrico é natural e inerente às experiências da criança no espaço e com os objetos que cercam.
Palavras-chave: Geometria, Educação Infantil, Percepção espacial, Habilidades espaciais.
ABSTRACT
The article "The geometry in early childhood education. Why work? "Was developed in four chapters, of which the first chapter is intended to raise awareness of the importance of labor in the segment geometry. The second chapter