Engenharia de Componentes
Bacharelado em Ciência da Computação
Engenharia de Software
Engenharia de Componentes
05 de Junho de 2013
Índice
Introdução 03
Objetivo 04
História 05
O que é um componente? 06
Processo de ESBC 07
O DBC 08
Adaptação de um componente 09
Encapsulamento/Empacotamento 10
Colagem de Componentes 12
Tecnologia de componentes 13
Conclusão 15
Bibliografia 16
Introdução
Engenharia de Software Baseada em componentes é um ramo de Engenharia de Software, com ênfase na decomposição dos sistemas, em componentes funcionais e lógicos com interfaces bem definidas, usadas para comunicação entre os próprios componentes. Componentes são considerados como estando num nível de abstração mais alto que do que Objetos e, como tal, não e compartilham estados comunicam-se por troca de mensagens contendo dados.
Objetivo
O objetivo é estabelecer um mecanismo em que engenheiros de software possam partilhar estes componentes os usando em sistemas futuros. O Reuso é o objetivo principal da engenharia de software baseada em componentes. Não se trata somente de reutilização de código, pois abrange também os artefatos envolvidos durante todas as etapas de desenvolvimento.
História
Surgiu-se a ideia de utilizar componentes na engenharia de software em uma conferência na OTAN em 1968, por Douglas Mcilory. O intuito era reutilizar os componentes, integrando-os no software. Após essa primeira etapa, em 1976, DeRemer propôs um paradigma de desenvolvimento, onde o sistema é desenvolvido como um conjunto de componentes produzidos separadamente e depois interligados. A ideia foi fortalecida na década de 80, com o surgimento da orientação à objetos.
Segundo Sommerville: "O componente é uma entidade executável independente. O código-fonte não está disponível, de modo que o componente não é