ENGENHARIA COMPONENTES FINAL
ENGENHARIA DE SOFTWARE
COMPONENTES
BRUNO APARECIDO
CAYK MANTOVANI
DIEGO SCHIMIDT
JOSE VANZELLA
JOSE LUIZ OLIVEIRA
PAULO CESAR
JABOTICABAL, JUNHO DE 2015
1
TRABALHO FINAL ENGENHARIA DE SOFTWARE
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A COMPONENTES
Nos
Definição Software para Componentes de Software
Unidades binárias desenvolvidas de forma independente que cooperam através de interfaces bem definidas para compor sistemas computacionais.
Unidades de implantação (deployment) independente.
Unidades para composição por terceiros.
A linguagem de implementação não faz parte de seu contrato.
Promove sistemas mais modulares (mais adaptabilidade, escalabilidade e manutenabilidade). Requer modularidade de: requisitos, arquitetura, design e implementação.
Motivação
Atualmente, é cada vez maior a preocupação das organizações de software em desenvolver produtos de qualidade, visando tornarem-se mais competitivas. Muitos esforços têm sido despendidos na definição de processos de software de qualidade, uma vez que, reconhecidamente, a qualidade dos processos de software seguidos influencia diretamente na qualidade dos produtos de software desenvolvidos (ARENT et al.,2000). Entretanto, definir processos de software não é uma tarefa trivial. Há uma grande quantidade de material indicando as melhores práticas a serem seguidas, mas cada organização deve definir seus processos levando em consideração não só essas informações, mas também suas próprias características (BERTOLLO et al., 2006).
Assim, é primordial que existam abordagens que auxiliem a definição de processos, visando diminuir o esforço necessário para executá-la. Neste contexto, a reutilização de processos é uma boa alternativa. A área de reutilização de software já vem sendo estudada há algum tempo, sobretudo com foco em produtos de software, podendo ser uma grande aliada na busca por abordagens para o reuso de processos.
Um dos principais motivos para que uma organização de software se preocupe
em