Diretrizes do SUS
Apresentadores
Carlos Soares
Luan Braga
Introdução
Artigo 196:
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Direito de Todos
Dever do Estado
Forma Gratuita
Integral
Universal
Equânime
Introdução
O que são princípios?
São aspectos que valorizamos na relações sociais, a maioria derivadas da moral, da ética, da filosofia, da política e do direito. São valores que orientam o nosso pensamento e as nossas ações.
E para SUS?
Equidade
Universalidade
Integralidade
SUS
Princípios d
Sus
o
Princípio da Universalidade
É a garantia de atenção à saúde por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão. Com a universalidade , o individuo passa a ter direito de acesso a todos os serviços públicos de saúde, assim como àqueles contratados pelo poder público. Saúde é direito de cidadania e dever do
Governo: municipal, estadual e
Federal.
Princípios d
Sus
o
Princípio da Equidade
È assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras. Todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até o limite do que o sistema puder oferecer para todos.
Princípios d
Sus
o
Princípio da Integralidade
Este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Juntamente, o principio de integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, para assegurar uma atuação Inter setorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos..
Princípios d
Sus
o
Princípio da