Diretrizes-sus
DEPARTAMENTO DE SAÚDE
CURSO: FARMÁCIA
DISCIPLINA: FARMACOLOGIA
PROFESSORES: MANOELITO COELHO
ALUNA: HELENA GALVÃO, LAIS QUEIROZ, LARISSA MAIA, LOUISE QUEIROZ, RENATA, TAMIRES CARVALHO
DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DE FARMÁCIAS
NO ÂMBITO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
1. Introdução
A saúde brasileira passou por diversas transformações importantes com a criação e regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS), com a nova forma de pensar, desenvolver e produzir serviços a saúde, tendo esta como direito de todos, desenhado pelas suas diretrizes.
Contudo, um dos serviços primordiais à atenção a saúde, a Assistência farmacêutica ainda se encontra em descompasso com as ações do SUS, sendo que só anos depois esta expressão passou a criar discussões nas instituições e academias que a definiram no âmbito do Sistema de saúde.
Estas discussões vêm consolidando o entendimento da Assistência Farmacêutica vinculada á garantia do acesso aos medicamentos com o seu uso racional e da necessidade de articulações do conjunto das ações de saúde, sendo o usuário o foco principal destes serviços.
Neste conceito quando se fala do acesso de medicamentos, significa ter o produto correto para uma finalidade específica, na dosagem certa, pelo tempo necessário, no momento adequando, com a garantia na qualidade e a informação suficiente para o uso, ações estas promovidas pela inserção do farmacêutico em um ambiente adequado e que esteja conformado aos vigentes órgãos responsáveis pela sua fiscalização, no caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Portanto entendeu-se a necessidade apresentada anteriormente deste documento aqui estudado. Pois o ambiente das farmácias deve proporcionar condições para que estes serviços citados atendam aos anseios da população.
2. Instalação das Farmácias
É necessário que se estabeleça uma estrutura organizacional para as farmácias, pois é a forma mais certa para se dividir, organizar e