importancia de sistemas de informacao para tomada de decisao
Atualmente, suportes tecnológicos e computadorizados auxiliam as Instituições Públicas de Ensino Superior no processamento e utilização da informação. Esses meios são denominados de Tecnologia da Informação (TI).
A informática está em constante evolução saindo da Era do Computador para a Era da Informação. Na Era do Computador o enfoque era a produtividade e o controle, tendo-se a competência como a principal técnica, um investimento conservador e o principal componente era o computador. Já na Era da Informação, o enfoque passou a ser a vantagem competitiva, com isso, as competências principais estão no negócio, em aspectos gerenciais e em estratégias de TI, o investimento passou a ser agressivo e, o componente principal tornou-se a informação a sua comunicação.
Em uma visão geral, a TI está conceituada em hardware e seus dispositivos, software e seus recursos, sistema de telecomunicação, além da gestão de dados e informação. Segundo Abreu e Rezende (2003), todos esses componentes interagem e necessitam do componente fundamental que é o recurso humano, peopleware.
Assim, todos os atributos da TI são importantes para as decisões diárias, como também, contribuem para as tomadas de decisões dos gestores nas organizações. Conforme Ciupak et al. (2010), os Sistemas de Informação (SI) permitem armazenar e organizar dados, como também, recuperam e disponibilizam as informações adequadas às necessidades de seus usuários, a fim de subsidiá-los de forma precisa e ágil no mercado competitivo atual. O melhor uso das TIs e dos SIs fornece então, vantagens competitivas.
As universidades devem adotar boas práticas de gestão e tecnologias que lhes ampare, para satisfazer a sociedade, a qual usufrui das suas práticas de ensino e dos resultados de suas pesquisas. Porém, as universidades precisam fazer uso correto das novas tecnologias, principalmente no gerenciamento das informações de seus setores.