resenha matematica na Ed. Infantil
A criança faz descobertas de conceitos matemáticos úteis a sua vida espontaneamente, porem, quando a escola propicia esta aprendizagem, a criança desenvolve seus conceitos com prazer. Embora seja possível ordenar os conceitos matemáticos a educação infantil, e determinar como e quando cada tópico deve ser trabalhado, todo planejamento tem que ser muito flexível, o interesse pelo que o professor apresenta e seu conteúdo, são tão importantes quanto o como ensinar.
O professor deve oferecer novas experiências matemáticas em um ambiente tolerante, não exploratório, para que possa construir novas situações; trabalhar com materiais manipulativos como jogos de encaixe, seqüência lógicas e quebra cabeças; Planejar experiências práticas ao nível intelectual das crianças, faixa etária e desenvolvimento, por exemplo, através da vivencia em um jogo, a criança registra a situação por meio de um desenho; E passar do nível de representação concreto para o pictórico, onde a criança estará concretizando o raciocínio lógico com a pratica.
As crianças devem ser estimuladas, em uma aula de conceitos matemáticos, a aprender, classificar, comparar, relacionar, ordenar, igualar, unir, e separar quantidades, conservar as noções de numero, massa e peso. Devem se concentrar nos atributos dos objetos, incluindo a cor a forma e o tamanho. Os conceitos não são aprendidos de forma imutável, na base do tudo ou nada, começando com respostas intuitivas ao ambiente, as crianças passam por uma serie de aproximações sucessivas em direção aos conceitos maduros. As primeiras experiências com os conceitos matemáticos devem ser informais, repetindo idéias em circunstancias diferentes, fazendo com que as crianças entendam o conceito de modo mais profundo e avaliando-as vendo que o que elas aprenderam, conseguem aplicar em outras situações. Em sua construção dos conceitos matemáticos, o professor deve trabalhar conceitos de raciocínio, numa estrutura