Plano De Aula De Matematica Formas Geometricas
Nº de aulas: 4 h/aulas CONTEÚDO: FIGURAS GEOMÉTRICAS
EMBASAMENTO TEÓRICO O período da infância é um momento de curiosidades, de exploração de descoberta de percepção, nesse momento o educador deve criar oportunidades meio, ações e recursos que possibilitem investigar, observar, estabelecer relações, perceber semelhanças e diferenças, explorar, reconhecer, descrever e envolver-se, assim a criança terá mais oportunidades de se desenvolver. De acordo com AMOP:
Por isso, quanto mais cedo ela entrar em contato, por meio de jogos e materiais manipulativos com as diferenças, semelhanças, forma, cor, tamanho, temperatura, consistência, espessura, textura, maior será a contribuição para a formação de conceitos matemáticos que serão necessários no decorrer de sua vida (AMOP, 2007, p.108).
Para que esse tipo de conhecimento seja construído é necessário que o educador estabeleça relações com o material manipulativo de forma significativa para que essas noções sejam manifestadas, é preciso que esses materiais permitam descobertas e aprendizagens e não sirvam apenas como ilustração.
Na Educação Infantil ao trabalhar com as noções de geometria, não se trata apenas de introduzir o estudo métrico das figuras, mas de sistematizar as experiências que as crianças realizam, inicialmente, de forma espontânea em relação à exploração do espaço que as rodeia e dos objetos que têm a seu alcance. Tem que relacionar o corpo com os objetos à sua volta e com seus pares, por meio dos sentidos, elas visualizam, apalpam, ouvem, sentem, tendo, assim, diferentes percepções, explorando e interpretando os objetos e suas formas. No entanto os educadores tem a responsabilidade de propiciar contato com uma variedade de objetos e espaços, com detalhes de cor, forma, tamanho, dentre outros componentes do ambiente a geometria devem ser trabalhada de forma que possibilite o aprofundamento e a construção mais consistente dos