espaço e forma
Para desenvolver os conceitos geométricos, as atividades lúdicas permitem à criança interagir com o meio, bem como se socializar com outras crianças, promovendo assim não somente o desenvolvimento cognitivo, como também a socialização. Assim, trabalhar com atividades concretas faz com que as crianças, ao manipularem os materiais, consigam construir suas aprendizagens com significação e apreendam os conceitos geométricos nessa interação.Segundo Piaget (apud KAMII, 2005), o conhecimento físico ocorre quando a criança explora os objetos do mundo exterior e abstrai suas características físicas; o conhecimento social, que Piaget chamou de convenção, é criado pelas pessoas e as crianças os assimilam ao interagir no seu dia a dia; o conhecimento lógico-matemático que foi nomeado de relações mentais, nas quais as crianças se valem de suas estruturas mentais já estabelecidas para compreender e estabelecer relações entre os conhecimentos.
A criança, num primeiro momento, explora o espaço ao seu redor para depois internalizar as informações coletadas e assim vai criando formas de representar o mundo.
Neste processo ela se envolve naturalmente com o espaço enquanto brinca, se move e cria noções intuitivas.
Na Educação Infantil as possibilidades de trabalhar a geometria são imensas. Entre estas possibilidades, tem-se dobradura, quebra-cabeça, Tangram , e a construção de figuras geométricas. No entanto, se estas atividades forem aplicadas somente na visão de reconhecimento de formas, as crianças perdem a oportunidade de adquirir o conhecimento e construção de noções matemáticas mais amplas e interdisciplinares.
O trabalho com a Geometria proporciona