qualquer coisa
Equilíbrio Hídrico e Eletrolítico
A água e os eletrólitos do corpo devem permanecer constantes; a água pode minimizar ou maximizar o desempenho esperado por um atleta.
Equilíbrio Hídrico em Repouso
Sob condições de repouso o conteúdo de água corporal é relativamente constante, pois nossa ingestão é igual ao nosso débito.
Equilíbrio Hídrico Durante o Exercício Perde-se muita água durante o exercício através do suor para evitar o superaquecimento. Quando essa “saída” de água é alta e a reposição insuficiente, instala-se o quadro de desidratação.
Desidratação e Desempenho no Exercício
Podem comprometer de maneira acentuada o desempenho de endurance (longa distância) do atleta. Entretanto os efeitos da desidratação para eventos anaeróbios são menos dramáticos.
Equilíbrio Eletrolítico Durante o Exercício Além da água, muitos outros nutrientes,como os minerais, são perdidos no exercício, alterando assim o íntimo equilíbrio existente entre água e eletrólitos. Reposição das Perdas Líquidas A perda de água e de eletrólitos prejudica o corpo e o desempenho do atleta.O mecanismo da sede é responsável pelo “reclame” da falta de água no organismo.
A ingestão de água minimiza: A desidratação; Aumentos da temperatura corporal; Estresse cardiovascular.
Carboidratos
Funções:
·Fonte primária de energia, particularmente no exercício de alto-rendimento; ·Regulam o metabolismo das gorduras e das proteínas; ·Sintetizam o glicogênio muscular e hepático (essenciais no exercício de alta intensidade).
Gorduras
São pouco hidrossolúveis;
Os triacilgliceróis são a fonte de energia mais concentrada;
Participam de muitas funções vitais ao organismo;
Hormônios esteróides no corpo são sintetizados a partir do colesterol;
Proteinas
São o principal componente estrutural da célula e dos tecidos corporais;
A hemoglobina, as enzimas e muitos hormônios