trabalho de leitura
Leitura e Escrita
Marina de Assis Fernandes Matos Almeida1
Resumo
É notório que a leitura e escrita são extremamente importantes para o crescimento pessoal, profissional e social do ser humano. No contexto atual, a escola ainda é a principal formadora dessas habilidades, sendo o professor o mediador na construção do conhecimento. O presente artigo é uma reflexão referente ao desenvolvimento do Projeto de Intervenção Aprendendo com as Tecnologias da
Informação e Comunicação no Espaço Escolar, realizado na Escola Municipal Professora Maria do
Socorro Coelho Silva – Guaraí – To, onde foi possível verificar e analisar alguns fatores que provocam a falta de motivação e interesse dos alunos pela prática da leitura, problema este que vem afetando o desempenho acadêmico dos mesmos e causando reprovação. Para embasamento do trabalho foi realizada uma pesquisa - ação com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental cujo enfoque está no uso das tecnologias e o espaço da biblioteca escolar, sendo utilizado como procedimento metodológico, revisão bibliográfica e a aplicação de 02 (dois) questionários com professores, alunos e coordenador pedagógico. Os resultados apontam que mesmo sem um bibliotecário a escola desenvolve ações de incentivo à leitura na biblioteca escolar e que após o desenvolvimento do Projeto de Intervenção as ações foram intensificadas e o ensino e aprendizagem da leitura teve um considerável avanço.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem; Leitura e Escrita; Biblioteca Escolar;
INTRODUÇÃO
No contexto educativo atual, a fluência na leitura e escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental ainda é um desafio enfrentado em âmbito escolar. Grande parte dos alunos apresenta um acentuado desinteresse pelos conteúdos curriculares sendo que o déficit na capacidade leitora é uma das principais causas.
1
Graduada em Pedagogia pela Unitins - TO e especializanda no curso