Trabalho de Leitura
Nesse, Alberto Caldas faz uma discussão sobre leitura, com base nessa discussão responda:
a) Do que se trata o texto?
O texto trata que a leitura é o choque de pensamentos entre o autor e o leitor, é a discordância de opiniões, e que a leitura é a falta de algo que estamos procurando, é a afirmação da nossa opinião através de um diálogo entre o leitor e o texto.
b) Cite e comente três argumentos utilizados pelo autor para defender sua tese.
1º Argumento: “a possibilidade da leitura: é o resultado do choque de singularidades, de modos de ver e sentir”.
2º Argumento: “Quem procura a leitura de um texto não pode esquecer que ele é procurado por algo que nos falta: nos falta o diálogo que revele nossa discordância...”.
3º Argumento: “Só diz quem pode dizer; se diz, devo então escutar; para escutar não devo então me ouvir: ouvir através da leitura é não se escutar...”.
c) Explique a que conclusão o autor chega?
O Autor chega à conclusão que o texto só existe a partir do momento que o leitor possa contribuir com a leitura, caso isso não aconteça ele se torna um “não-texto”. O texto só se torna válido, quando o leitor contribui com a sua própria vivência no que está sendo lido e rejeita o que está escrito.
d) Com base na leitura do texto, elabore um parágrafo, apresentando sua posição em relação ao assunto.
Acredito que cada leitor tem a sua maneira de ler, refletir e interpretar o texto, e concordo plenamente com o autor que a leitura tem que ser criticada e debatida e o texto tem que ser rejeitado para podermos expor e formar a nossa opinião ou até mesmo fortalece-lo caso contrário do que adianta o autor escrever um texto se o leitor não dá vida ao texto, no final das contas caso isso aconteça não há motivos para textos existirem e ele acaba se tornando um “não-texto”.
Questão 2
Sírio Possenti fala, no texto acima, entre outras questões, sobre uma “escrita especial” que é o “internetês”. Com base nessa leitura e nos conceitos estudados na