Robô
Este tutorial tem por objetivo auxiliar as equipes para construção dos robôs de sumô, enfatizando o planejamento e organização técnica da equipe e alguns conceitos básicos de construção.
www.sumoderobos.org
Compilado por Laércio Villa Paes
Agosto de 2007
Cascavel - Paraná
1. Organização
1. Programa de qualidade total
Para construir um bom robô competidor, faz-se necessário, além de um bom projeto técnico, uma boa organização em todos os aspectos que envolvem desde a concepção, planejamento, desenvolvimento e execução.
Estudaremos o programa de qualidade total 5S, que gerencia de maneira eficaz através de cinco conceitos administrativos, que maximizarão as ações tomadas pela equipe.
O programa de qualidade total é composto por cinco sensos:
•
SEIRI - Senso de utilização, organização, arrumação e seleção;
•
SEITON - Senso de ordenação, Arrumação, Sistematização;
•
SEISOU - Senso de Saúde, limpeza;
•
SEIKETSU - Senso de saúde, asseio e Padronização;
•
SHITSUKE - Senso de autodisciplina, Educação e Comprometimento.
Com a aplicação destes sensos a equipe trabalhará de forma prática e eficiente, tornando as ações mais eficazes, econômicas e minimizando o tempo de execução das tarefas propostas. Outro fator muito importante é que todos os integrantes trabalhem sempre para sí e para os demais integrantes da equipe, de modo que novas soluções possam ser agregadas ao projeto, evitando que uma determinada tarefa seja interrompida em função de uma dificuldade encontrada.
Estudaremos a seguir as características de cada senso:
1.1.1. Senso de utilização
O senso de utilização define o que pode ser descartado de um processo ou tarefa, o que inclui peças, equipamentos, assim como atividades, burocracias, excessos e desperdícios. Através deste senso, ganha-se mais tempo, eficiência e maior economia na área de trabalho e no sucesso da execução do projeto
1.1.2. Senso de Ordenação