trabalho individual unopar
Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito a sua estrutura e organização interna parra suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Isso se deve ao fato destas organizações terem um modelo de administração diferenciado, onde a relação patrão empregado é baseado no respeito, fazendo com que o empregado tenha abertura para tratar os assuntos diretamente com o seu gestor, isso gera uma situação de mútua cooperação, tornando comuns os objetivos da companhia e dos empregados. Diferente do modelo de administração burocrático, onde essa relação patrão empregado é bastante complicada, devido ao distanciamento gerado nesse modelo de gestão. Enquanto no século 19, a capacidade técnica básica ( quem conseguia fabricar, conseguia vender ) garantia o crescimento das empresas e no século 20 avanços na administração de empresas e planejamento estratégico garantiam que grandes empresas atingissem novos patamares de desenvolvimento, agora no século 21 produzir e administrar bem já não é garantia de sucesso: entramos na era da criatividade.
A grande maioria das empresas não se preocupa com a inovação. É nesse ponto que mora o perigo: uma empresa pode até se estabilizar e conseguir um mercado estável para seus produtos e serviços, mas se ela não se preocupar em inovar e criar, se esse não for um dos focos da sua política de administração, com certeza virá uma empresa mais dinâmica e inovadora para tomar o seu mercado.
Antes de mais nada é preciso aceitar as novas verdades da administração de empresas do século XXI:
Não existe mais mercado estável, não existe mais mercado cativo, grandes empresas de uma hora para outra, podem apresentar prejuízos bilionários, enquanto outras empresas menores