Funções Orgânicas
Química
Funções Orgânicas
As substâncias orgânicas com propriedades semelhantes são agrupadas, elas podem até possuir características estruturais comuns, mas se diferenciam pelo grupo funcional.
Estas substâncias recebem a denominação de funções orgânicas, conheçam nesta seção algumas delas e seus respectivos grupos funcionais:
Funções oxigenadas – aldeídos, cetonas, ácidos carboxílios, ésteres, éteres, álcoois;
Funções nitrogenadas – aminas, amidas;
Funções halogenadas – haletos;
Função hidrogenada – hidrocarbonetos.
Esta classificação surgiu da necessidade de organizar o grande número de compostos orgânicos em classes subdivididas que obedecem a propriedades químicas comuns. Com certeza esta divisão facilita nosso estudo, então confira nesta seção as características e aplicações das principais funções orgânicas.
Álcoois
Os álcoois possuem o grupo funcional hidroxila (-OH) ligados a um ou mais carbonos saturados.
A denominação é realizada trocando-se o final do nome do hidrocarboneto correspondente pelo sufixo "ol". A posição do grupo hidroxila (-OH) deve ser indicada pelo menor número possível.
Classificação dos álcoois
Depende da posição da hidroxila.
-Álcoois primários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono na extremidade da cadeia. Possuindo um grupo característico – CH2OH.
-Álcoois secundários – apresentam sua hidroxila unida a carbono secundário da cadeia. Possuindo o grupo característico – CHOH.
- Álcoois terciários – apresentam sua hidroxila ligada ao carbono terciário. Possuindo o grupo – COH.
Cetonas
A Cetona mais conhecida é a Propanona (dimetil-cetona ou acetona comum). Essa forma mais simples de cetona é também a mais popular, uma vez que se faz presente nos salões de beleza (usada como solvente de esmaltes).
Fórmula estrutural da Acetona.
Para um composto se classificar como Cetona, ele precisa possuir o grupo funcional carbonila (C= O)