Activities
OBJETIVO Essa experiência consiste em determinar a densidade de objetos feitos de plástico, e a partir dos resultados, conseguir diferenciar o tipo de plástico que os compõem. Como a densidade é uma medida que reúne mais duas medidas (massa e volume), seu valor e sua incerteza é dependente dessas outras duas medidas. Dessa forma, ocorre uma propagação de incertezas. O seu cálculo também é um dos objetivos desse experimento. Além disso, analisaremos a combinação entre as medidas de diferentes incertezas e sua compatibilidade com um valor esperado.
INTRODUÇÃO A massa é um conceito que normalmente está associada ao peso dos objetos, porém essa associação não é totalmente correta, já que o peso do objeto resulta da interação gravitacional entre sua massa e um campo gravitacional. Dessa forma a massa é uma parte da explicação do peso dos objetos, mas ela sozinha não dá uma explicação completa. Então o número que aparece na balança envolve o campo gravitacional da Terra. O volume é um conceito de quantidade de espaço ocupada por esse corpo. Unindo esses dois conceitos, é possível analisar a densidade, que nada mais é que o quociente entre a massa e o volume do corpo estudado. Ou seja, densidade mede o grau de concentração de massa em um determinado volume.
EXPERIMENTO
Nessa experiência foi utilizado um pote contendo alguns objetos de diferentes formas, mas feito de mesmo material.
1) Primeiramente, nós medimos a massa desses objetos em uma balança digital (incerteza = 0,1g) e em uma balança analítica (incerteza = 0,0001g), e medimos suas dimensões com uma régua, para calcular o volume, e consequentemente, suas densidades. Seguem os dados:
Obs: para calcular o volume dos cilindros nós usamos a seguinte fórmula: (r = raio de uma face circular, h = altura)
2) A partir disso, de uma maneira