Relatório sobre Eugenol
Destilação por arraste a vapor
Experimento nº 5 - Destilação por arraste a vapor
I. Introdução e Objetivo
Eugenol ou óleo de cravo, é um forte antisséptico. Seus efeitos medicinais auxiliam no tratamento de náuseas, flatulências, indigestão e diarreia. Contém propriedades bactericidas, antivirais, e é também usado como anestésico e anti-séptico para o alívio de dores de dente. O conteúdo total de óleo em cravos (de boa qualidade) chega a 15%. O óleo é constituído, basicamente, por eugenol (70 a 80%), acetato de eugenol (15%) e beta-cariofileno (5 a 12%).
Em associação com o óxido de zinco é utilizado como cimento provisório e intermediário para determinados tipos de restaurações. É espatulado com o pó do óxido de zinco até a obtenção de uma massa seca com textura borrachoide.
O eugenol é retirado pelo destilador podendo ser um destilador artesanal ou industrial. É o principal responsável pelo aroma características consultórios odontológicos.
O ensino de funções orgânicas através da temática saúde bucal
Muitos compostos orgânicos são utilizados hoje na área de odontologia, sendo as diferentes funções orgânicas presentes nessas substâncias as responsáveis pela suas diversas aplicações e efeitos. Dentre esses compostos, o eugenol, o xilitol, o triclosan e a rosalina são utilizados para manter a saúde bucal.
O eugenol, componente ativo do óleo de cravo, é utilizado como anestésico e anti-séptico para o alívio nas dores de dente. Suas fórmulas estrutural e molecular são representadas na Figura 1.
Figura 1: Fórmula estrutural (1a) e molecular (1b) do eugenol.
Na estrutura química do eugenol estão presentes as funções orgânicas: alceno, éter e fenol. Os alcenos são hidrocarbonetos, possuem em sua estrutura apenas carbono (C) e hidrogênio (H), que apresentam uma dupla ligação entre seus átomos de carbono. O Teste de Bayer é utilizado para a identificação de alcenos, no qual a dupla