Destila o por arraste a vapor
INSTITUTO DE QUÍMICA
RELATÓRIO Nº 3 DE QUÍMICA ORGÂNICA
DESTILAÇÃO POR ARRASTE A VAPOR D’ÁGUA
Nomes: Dalva Maria de Souza; Juliana Simon de Freitas e Maria Eunice Pimenta
Professor: Boniek Gontijo Vaz
Introdução
A destilação por arraste a vapor mantém as pressões de vapor constate, onde a pressão total do sistema é a soma das pressões de vapor de cada substância pura, então a pressão será sempre mais alta que a de seus constituintes puros. Assim compostos de elevados pontos de ebulição serão evaporados a temperaturas inferiores a 100ºC. Este é o procedimento mais aconselhável na extração de compostos orgânicos imiscíveis a água.
Neste experimento foi extraído óleo essencial do cravo da índia. O cravo da índia é um botão de flor seco muito utilizado como especiaria desde a antiguidade. Seu óleo tem propriedades anticépticas bastante utilizada em odontologia.O Óleo de cravo da índia composto por uma mistura de produtos orgânicos voláteis produzido pela planta sendo que o eugenol compreende 72-90% do óleo essencial extraído, e é o composto mais responsáveis pelo aroma do cravo. Outros importantes componentes são: acetil eugenol, beta-cariofileno e vanilina, ácido crategolic, taninos, ácido gallotannic, salicilato de metila (analgésico), o eugenin flavonóides, canferol, ramnetina e eugenitin; triterpenóides como ácido oleanólico estigmasterol e campesterol e sesquiterpenos.
A técnica de extração pelo arraste de vapor permite a extração dos compostos orgânicos sem que ocorra a quebra das moléculas que são sensíveis a temperatura.
O liquido extraído será uma mistura de água e óleo, após a extração completa, o óleo precisa ser separado da água.
Após a separação de água dos compostos orgânicos foi realizada a cromatografia em camada delgada para ter uma analise de pureza das substâncias extraídas. A cromatografia em camada delgada consiste na separação dos componentes de uma mistura sólido-líquido onde a fase móvel