Cromatografia
INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA
CURSO: QUÍMICA TECNOLÓGICA E INDUSTRIAL
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA I
PROFESSOR: Prof. Dr. Antônio Euzébio Goulart Santana
PRÁTICA V: CROMATOGRAFIA LIQUIDA, EM CAMADA DELGADA E GASOSA.
Aluno:
Patrícia Muriel Santos da Silva
Maceió-AL, 07 de outubro de 2014.
Conteúdo
1-INTRODUÇÃO 3
2-OBJETIVO 7
3-MATERIAIS 8
4-METODOLOGIA 9
5-RESULTADOS E DISCUSSÃO 11
6-CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
ANEXOS ...................................................................................................................................... 19
1-INTRODUÇÃO
A cromatografia é um método físico-químico de separação. Ela está fundamentada na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devido a diferentes interações entre duas fases imiscíveis, a fase móvel e a estacionária. A grande variedade de combinações entre fases móveis e estacionárias a torna uma técnica versátil e de grande aplicação. Pode ser utilizada para a identificação de compostos, por comparação com padrões previamente existentes, para a purificação de compostos, separando-se as substâncias indesejáveis e para a separação dos componentes de uma mistura. As diferentes formas de cromatografia podem ser classificadas considerando- se diversos critérios:
Fonte: Marcondes, Renato. InfoEscola, 2011.
Enquanto a cromatografia planar resume-se à cromatografia em papel (CP), à cromatografia por centrifugação (Chromatotron) e à cromatografia em camada delgada (CCD), são diversos os tipos de cromatografia em coluna, os quais serão mais bem compreendidos quando classificados por outro critério.
Fonte: Marcondes, Renato. InfoEscola, 2011.
A cromatografia líquida apresenta uma importante subdivisão: a cromatografia