FUNDAMENTOS DE NUTRIÇÃO
Vitamina D é o nome geral dado a um grupo de compostos lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral no corpo, sendo também conhecida como Vitamina D antirraquítica e colecalciferol.
Sua estrutura possui como unidade fundamental o isopreno e é formada a partir da abertura de um dos anéis do colesterol, sendo assim classificada como um seco-esteróide. A vitamina D apresenta-se na forma de vitamina D2 (ergocalciferol) e vitamina D3 (colecalciferol). Suas estruturas diferem apenas quanto ao tamanho das cadeias, pela presença de uma ligação dupla adicional e um grupo metil incorporados à longa cadeia lateral da forma biológica denominada D2. O ergocalciferol é de origem vegetal e pode ser preparado comercialmente pela irradiação do ergosterol do levedo ou de esteróis de plantas, ao passo que o colecalciferol é de origem animal e é formado pela irradiação ultravioleta sobre o 7-desidrocolesterol.
As suas funções no organismo são diversas, e a principal é ajudar na absorção dos minerais cálcio e fósforo que auxiliam no desenvolvimento e crescimento dos ossos e dentes, a vitamina D também atua no sistema imunológico, na regulação do metabolismo ósseo, e como hormônio para regular as quantidades de cálcio e fósforo no organismo, tem influência na secreção de insulina, favorecendo o controle glicêmico em pessoas que tem a diabetes, e atua na síntese e secreção de hormônios da tireoide, entre outras. A falta dela pode ocasionar várias coisas, por exemplo, em crianças pode ocorrer o raquitismo, e em um adulto pode se ter desde osteoporose, até a formação de alguns canceres como o de mama e próstata e o seu excesso no organismo podem resultar em hipercalcemia, ocorrendo depósitos de cálcio nos rins por exemplo.
A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como manteigas, nata, óleos de fígado de peixe, nata, gema do ovo, sardinhas enlatadas em óleo, leite, iogurtes, cereais enriquecidos, carne ou fígado de vitela, e muitos outros, a