Destilação
INTRODUÇÃO
A destilação é uma técnica de separação de componentes de misturas homogéneas e que permite a recuperação de todos os componentes, ou seja, do soluto e do solvente. Esta técnica baseia-se no facto de os vários componentes das misturas terem pontos de ebulição diferentes, ou seja, não fervem todos à mesma temperatura.
A destilação pode ser simples ou fracionada, dependendo da diferença entre os pontos de ebulição dos vários componentes da mistura e do respectivo equipamento/material para realizar a destilação.
Durante a destilação, a mistura é aquecida até à ebulição (começa a ferver). Nesta altura forma-se vapor que poderá ser apenas do componente mais volátil ou pode ser uma mistura de vapores dos diversos componentes. A primeira situação ocorre quando os componentes da mistura têm pontos de ebulição muito diferentes, ou seja, quando um ferve a uma temperatura bastante mais baixa do que o outro, e a segunda situação ocorre quando os componentes da mistura têm pontos de ebulição muito próximos. Neste caso, a destilação simples não separa eficazmente os componentes da mistura e deve utilizar-se a destilação fracionada.
O objetivo desta aula é separar através da técnica de destilação fracionada a mistura n-exano e tolueno.
MATERIAIS E REAGENTES:
1 balão de 250 mL tripé tela de amianto cabeça de destilação fita de teflon termômetro condensador unha Coluna VIGREUX
50 mL de n-exano
50 mL de tolueno suporte universal garras pérolas de vidro manta térmica
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
DESTILAÇÃO SIMPLES
A destilação simples serve para a separação de uma mistura homogênea e de sólido líquido, em nosso experimento iremos utilizar uma mistura de (50 ml n-exano e 50 ml de tolueno). É importante que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam bastante diferentes. A solução é colocada em um balão de destilação, feito de vidro com fundo redondo e plano contendo algumas pérolas de vidro, que é