Destilação
A destilação é um método de separação de líquidos misturados com sólidos ou com outros líquidos, baseados na diferença dos pontos de ebulição dos diferentes componentes da mistura. O processo consiste no aquecimento de um líquido até o ponto de ebulição, fazendo-o passar para o estado gasoso e, em seguida, retornar à forma líquida (condensação) por meio da refrigeração do vapor (RUSSELL, 1994).
Um exemplo de destilação que tem sido feito desde a antiguidade é a destilação de bebidas alcoólicas. A bebida é feita pela condensação dos vapores de álcool que escapam mediante o aquecimento de um mosto fermentado. Como o teor alcoólico na bebida destilada é maior do que aquele no mosto caracteriza-se aí um processo de purificação (CAMARGO, 1985).
O petróleo é outro exemplo de mistura que deve passar por várias etapas de destilação antes de resultar em produtos realmente úteis ao homem: gases (um exemplo é o gás liquefeito de petróleo ou GLP), gasolina, óleo diesel, querosene, asfalto e outros. O uso da destilação como método de separação disseminou-se pela indústria química moderna. Pode-se encontrá-la em quase todos os processos químicos industriais em fase líquida onde for necessária uma purificação (RUSSEL, 1994).
Os métodos de extração empregados no passado eram bem simplificados e os produtos obtidos a partir destes nem sempre eram óleos com alto grau de pureza. Atualmente com a tecnologia é possível extrair óleos essenciais concentrados e com alto teor de pureza, que os retirados pelos antigos métodos (BARROS, 1980).
Dentre as diversas formas de destilação existentes, o presente trabalho tem como objetivo primordial apresentar a separação do álcool presente na garapa através da destilação simples e a separação do óleo essencial do eucalipto (eucaliptol) através da destilação por arraste de vapor.
2. MATERIAL E MÉTODOS
2.1- Destilação simples da Garapa
Para a realização da destilação simples da garapa, utilizou-se um balão