Desenvolvimento sem trabalho
Desenvolvimento sem Trabalho
Seminário desenvolvido com base na leitura do livro Desenvolvimento sem Trabalho, escrito por Domenico de Masi.
Neste trabalho iremos tentar compreender o avanço tecnológico e as consequências que ele vem trazendo desde o seculo passado na vida dos trabalhadores. Vamos mostrar as idéias do sociólogo Domenico de Mais, que realiza estudos para compreender as mudanças e as possíveis soluções no mercado de trabalho, tendo como objetivo principal o aumento do tempo livre na vida dos cidadãos, melhorando a qualidade de vida e aumentando a criatividade de todos.
O que é o trabalho?
Podemos definir trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada pelo ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo.
O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico.
Por isso ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.
Sistema de organização do trabalho
Taylorismo, Fordismo e Toyotismo
No início do século XX duas formas de organização de produção industrial provocaram mudanças significativas no ambiente fabril: o taylorismo e o fordismo. Esses dois sistemas visavam à racionalização extrema da produção e, consequentemente, à maximização da produção e do lucro.
Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915), engenheiro mecânico, desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial que ficou conhecido como taylorismo. De acordo com Taylor, o funcionário deveria apenas exercer sua função/tarefa em um menor tempo possível durante o processo produtivo, não havendo necessidade de conhecimento da forma como se chegava ao resultado final.
Sendo assim, o taylorismo aperfeiçoou o