Artigo Fundamentos de Nutrição
Posted on 30 de julho de 2014 0 Comentários
O escândalo sobre segurança alimentar que explodiu na China em torno da Husi Food de Xangai, empresa fornecedora de carne para várias redes de fast-food, já afeta cadeias como McDonalds, KFC, Pizza Hut, Starbucks, Burger King, a chinesa Dicos, e já chegou ao Japão.
Essas marcas foram afetadas pela venda de carne fresca misturada à carne vencida da Husi e, por isso, as instalações da fábrica foram fechadas pelas autoridades para investigação e os produtos começaram a ser retirados das lojas por todo o país asiático. O McDonald’s, por exemplo, também está retirando alimentos no Japão, já que acredita que 20% das tirinhas de frango empanado, os McNuggets, comercializados no país são da Husi.
A Husi foi acusada, em um programa da televisão chinesa “Dragon TV”, de alcance nacional, de vender carne em mal estado, depois de ter falsificado sistematicamente a data de validade de parte da carne vendida a essas redes de fast-food. Novas compras na Husi já estão suspensas.
A “Dragon TV” exibiu parte do interrogatório entre os investigadores oficiais e um diretor de controle de qualidade da Husi. Nele, o diretor confessa diante das câmaras que executivos da sua empresa “de nível superior ao diretor da fábrica” autorizaram os funcionários a utilizar “partes de carnes vencidas”, e que isso foi feito “durante anos”. Embora tenha dito não se lembrar desde quando tal prática era mantida, ele admitiu que a política da empresa permite acrescentar matérias-primas vencidas para produzir carnes de hambúrguer.
A reportagem da “Dragon TV”, feito a partir de uma câmera escondida e com jornalistas infiltrados, mostra que uma prática parecida era feita com os McNuggets, do McDonalds, e com produtos similares que a Husi vendia para outras marcas. O programa mostrou ainda como os funcionários da fábrica utilizavam conscientemente carne de frango com cerca