fun o social na escola
Cenário educacional brasileiro
Elaine Maria S. de Moura
Cenário educacional brasileiro
Introdução
No desenvolvimento do conteúdo da disciplina “Didática” considerou-se a instrução, a educação e o ensino como elementos do processo pedagógico e o centro do trabalho docente.
Ao longo do curso, você perceberá que o trabalho docente é o mediador de objetivos, conteúdos e métodos em função da aprendizagem dos alunos, e que diferentes metodologias devem ser estruturadas em função dos seus pressupostos básicos e do contexto em que foram criadas.
Nesse sentido, a disciplina propõe uma reflexão sobre a problemática educacional brasileira e a didática em relação a esse processo. Essa reflexão envolve estudos sobre a fundamentação pedagógica consciente, de modo a agregar formação teórica à prática do professor.
Nesta unidade serão abordados os seguintes tópicos: a função da escola na realidade brasileira; o educador no século XXI; a educação e o processo de mudança.
Objetivos
Ao final desta unidade, esperamos que você seja capaz de: identificar o real papel da escola na realidade brasileira e as suas formas de intervenção na sociedade; perceber o perfil do educador no século XXI e seu papel na construção de conhecimentos e de subjetividades sociais e culturais;
5
perceber a educação como a estratégia mais eficaz de combate à exclusão, pelo poder que o conhecimento e as habilidades desenvolvidas fornecem à pessoa na sua inserção e participação social.
Função da escola na realidade brasileira
“Na história se faz o que se pode e não o que se gostaria de fazer. Uma das grandes tarefas políticas que se deve observar é a perseguição constante de tornar possível amanhã o impossível de hoje” (FREIRE, 1992).
Para compreender o papel e a finalidade da escola, é preciso resgatar alguns aspectos históricos, iniciando pela criação dessa instituição.
Desde quando foi criada pelos povos do Oriente Próximo e do Egito, a escola foi reservada a poucos e sua finalidade era