Fun O Social Da Escola
A função da escola mesmo durante muitos anos e mudanças ocorridas dentro da sociedade, continua a ser de atender as necessidades e a demanda da sociedade. Formando indivíduos de acordo com seu momento histórico, acompanhando dessa forma o seu tempo.
Levando-os a refletirem sobre o seu real papel na sociedade, tendo como base o diálogo objetivando que estes desempenhem a sua função de cidadão critico e pensante, consciente de seus direitos e deveres, e prepara-lo para o mercado de trabalho.
Procurando levar aos alunos uma educação de qualidade, com base para a vida, tendo autonomia para decidir o que é certo e o que é errado, respeitando a individualidade e a particularidade dos educandos, fazendo com que estes gostem de estudar e não apenas matar tempo, como adverte Libâneo (2005, p.117):
Devemos inferir, portanto, que a educação de qualidade é aquela mediante a qual a escola promove, para todos, o domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos.
Porém, é possível chegar ao consenso que a escola encontra-se em grandes dificuldades para cumprir o seu papel, visto que não é autônoma e sim necessita cumprir regras e leis dos governantes. Ficando em alguns momentos reféns de tais leis, que não priorizam o maior cliente da escola, que é o aluno.
A escola enquanto formadora de opiniões não pode e não deve permitir que seus alunos sejam educados de forma a serem passivos perante as ações da sociedade e sim questionadores todo o tempo, preparados para participar da vida social, econômica e política do país, com vistas a construção de uma sociedade mais justa.
Ao contrário, ela deve constituir-se um lugar democrático, mesmo na modernidade, mediando momentos que instiguem o desenvolvimento do pensamento critico, procurando fornecer aos alunos novas informações que os situem no Brasil e no mundo e consequentemente estimulando-os a