Fun O Social Da Escola
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas
Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Metodologia do trabalho dos anos iniciais do ensino fundamental regular
Alunas: Camila Fioco
Millian K. C. Ferreira
Samara G. Padovan
Referência:
GÓMEZ, A.I. Pérez. As funções sociais da escola: d reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: Sacristán, J. Gimeno e A.I.Pérez Gómez. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
A aprendizagem dos produtos sociais e a educação na época primitiva para frente era compartilhada dos mais velhos para os mais novos e depois se especializando nas mais diferentes entidades até se chegar, com o crescimento do desenvolvimento das comunidades humanas, a escolarização obrigatória para os diferentes níveis. Ressalta-se que a escola não é a única responsável pela garantia de reprodução da comunidade social, há também outras instancias. O que caracteriza o papel da escola é sua função mais conservadora, onde contem alguns objetivos claros, como a preparação dos alunos para inserção no mercado de trabalho e a formação de cidadão para o convívio em vida pública seguindo um padrão ideal, isto na linha da esfera politica onde todos tem o mesmo direito e da esfera econômica onde quem tem o direito é a propriedade. Assim, a escola encontra-se em contradição.
De forma implícita e explicitamente, a escola passa o individualismo, a competitividade, a falta de união e solidariedade o que acaba reforçando a desigualdade e discriminação dentro da sociedade. Isto de forma onde há opressão por hierarquia, conteúdo de desinteresse dos alunos, falta de valorização das diferentes identidades, homogeneização do pensamento e rigidez na conduta e regras impostas a todos os participantes da escola.
Assim, deve-se haver uma radicalização desta estrutura escolar, valorizando o trabalho do professor dando autonomia, ou seja, deixando que ele passe conteúdos e formas do aluno se formar com