AULA FUN O SOCIAL DA ESCOLA
É qualquer estabelecimento ou instituição de ensino, formada por diferentes pessoas, e cujo o papel é a transferência de conhecimentos e preparação dos indivíduos para vida em comunidade. Públicas , privadas
Transfere cultura geral ou conhecimentos específicos
Processo e prática social constituída e constituinte das relações sociais mais amplas; Processo contínuo de formação;
Direito inalienável do cidadão.
Atributo das instituições cujo o papel é satisfazer a necessidade dos elementos componentes da sociedade.
A escola sempre ocupou um papel muito importante na sociedade. No princípio era privilégio de uma pequena minoria e assumia um caráter elitista.
Neste cenário, a escola exercia a função social como responsável pela transmissão do saber sistematizado, modificando-se conforme as demandas da sociedade da época.
Artigo 205
“ A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Da Educação
Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais
§ 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
A escola tem por função aperfeiçoar, por meio da prática, a vivência democrática.
A escola é administrada por meio da ação colegiada, ou seja, da participação dos representantes dos segmentos de sua
comunidade,