PSICOLOGIA DA MOTIVA O E EMOÇÃO
Problema: O reforço positivo é eficiente na aprendizagem?
Hipótese: Sim, pois o reforço positivo motiva as pessoas a alcançarem o objetivo planejado durante o processo de aprendizagem
O que fazemos: Formamos dois grupos, o grupo controle e o grupo experimental, cada grupo tinha 10 crianças entre seis e sete anos de idade, e distribuímos uma folha com cinco exercícios de português. No grupo experimental, estávamos sempre falando, incentivando, falamos que quem acabasse e fizesse tudo certo iria ganhar um doce, estávamos sempre dando um reforço positivo. No grupo controle, não fazíamos absolutamente nada, apenas entregamos os exercícios e tirávamos algumas dúvidas que surgiam.
RESULTADO
O resultado foi um pouco surpreendente para nós, pois descobrimos que o reforço positivo não altera no resultado da aprendizagem, todas as crianças, tanto do grupo experimental e do grupo controle, fizeram os exercícios de português corretamente, a única diferença foi que o grupo experimental esteve mais motivado durante todo o processo de aprendizagem por conta dos doces e brinquedos que eles iriam ganhar depois.
Portanto, nossa hipótese não foi confirmada. O reforço positivo só motiva as crianças a aprender mas não altera o processo de aprendizagem.
Título da Pesquisa: Reforço na Aprendizagem
Tema: Reforço Positivo
Definição do Problema: O reforço positivo é eficiente na aprendizagem?
Definição da Hipótese: Sim, pois o reforço positivo motiva as pessoas a alcançarem o objetivo planejado durante o processo de aprendizagem.
Justificativa: A pesquisa se justifica em proporcionar aos professores um novo método para melhorar o desempenho de seus alunos durante as aulas.
Objetivos: Apresentar a relação entre reforço positivo, aprendizagem e objetivo esperado.
Fundamentação Teórica: Segundo a teoria do reforço, o comportamento das pessoas pode ser influenciado e controlado através do reforço (recompensa). Skinner defende mesmo