O que é psicologia
A palavra provém dos termos gregos psico (alma ou atividade mental) e logía (estudo).
A Psicologia procura descrever sensações, emoções, pensamentos, percepções e outros estados motivadores do comportamento humano. Os comportamentos dos animais são estudados pela Etologia.
O estudo da natureza humana é realizado desde a Antiguidade por pensadores, filósofos e teólogos, porém, esses estudos confundiam-se com a Filosofia. Sócrates, Platão e Aristóteles foram os precursores da investigação da alma humana.
No final do século XIX, os pesquisadores da época começaram a concentrar os estudos nas investigações da "experiência consciente" (análise das sensações), através de pesquisas realizadas nos recém-criados laboratórios psicológicos.
A partir dessas investigações experimentais, deu-se a separação entre a Filosofia e uma nova disciplina que foi denominada Psicologia Moderna.
Assim, a Psicologia hoje, pode contribuir em várias áreas de conhecimento, possibilitando cada área uma gama infinita de descobertas sobre o homem e seu comportamento, ou sobre o homem e suas relações.
O que é emoção?
É a reposta instintiva que temos quando passamos pelas diversas situações de vida. Sem as emoções as pessoas não percebem significado nos acontecimentos.
A emoção nos motiva a agir. Por exemplo, você reclamará de um produto que lhe foi entregue com defeito se sentir um mínimo de indignação e raiva por isso. Você só estudará para um concurso se for capaz de sentir orgulho de suas conquistas.
Raiva, tristeza, medo e alegria fazem parte do grupo de nossas emoções fundamentais mas há uma grande lista de variáveis como por exemplo:
Medo intenso = pavor
Medo insuportável = pânico
Medo leve = apreensão
Medo moderado = preocupação
Medo constante = ansiedade
A emoção existe para memorizarmos fatos. Você se lembrará