A FUN O SOCIAL DA ESCOLA
Cabe à escola formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos e convivente de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem preparados para participar da vida econômica, social e politica do país e aptos também a contribuir com a construção de uma sociedade mais justa.
APRENDIZAGEM
A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do individuo.
Tais aprendizagens devem constituir-se em instrumentos para aquele aluno compreenda melhor a realidade que o cerca, favorecendo sua participação em relações sociais cada vez mais amplas, possibilitando a leitura e interpretação das mensagens e informações que hoje são amplamente vinculadas, preparando-o para o mundo do trabalho e para a intervenção critica e consciente na vida publica.
É necessário que a escola proporcione conteúdos culturais básicos da leitura, escrita, ciências, artes e das letras, sem tais aprendizagens, dificilmente ele poderá exercer seus direitos da cidadania.
RESISTENCIA DOS EDUCADORES
Em todos esses anos, tenho percebido certa resistência de educadores em aceitar que as escolas ou até mesmo outras instituições educadoras precisam ser bem administradas.
Há uma dificuldade ideológica em perceber a necessidade de uma gestão profissional e como se não bastasse o conhecimento pedagógico não são conhecimentos na área de gestão, então por consequência de tais limitações existem cursos de especialização conhecidos como pós-graduação.
Há todo um conjunto de saberes próprios de como administrar um organização que devem ser dominados por aqueles que pretendem fazer com que as escolas cheguem a seus objetivos essenciais.
ESCOLA UM LUGAR DE DIVERSIDADES