Eric Raciocinio logico
Resumo: Questão I
A razão significa pensar e falar ordenadamente, com medida e proporção, com clareza e de modo compreensível para os outros.
“A razão é apenas o uso da lógica, a capacidade de pensar e reter aquilo que foi, para prever aquilo que irá...”
A RAZÃO DA HISTÓRIA OU A HISTÓRIA DA RAZÃO!
Raciocinar significa manipular as informações, fazendo conexões com informações pré-existentes e novas recebidas, é estruturar a ordem dos pensamentos criando linhas de informações hierarquizadas e fazendo análises que apresentam resultados concebidos como informações novas. Assim o ato de raciocinar veio da “evolução” do ato de pensar
A filosofia moderna (século XVII) marca a ruptura das explicações divinas para a busca do conhecimento de forma a questionar e buscar verdades pelo pensar.
Então, raciocinar é pensar logicamente, o que nos remete ao conceito de lógica. A lógica trata das formas de pensamento, onde o objetivo principal é o de determinar em que condições certas coisas se seguem, ou não, de outras
É o estudo dos métodos e princípios usados, para distinguir o raciocínio correto do incorreto.
OS PRINCÍPIOS GERAIS DA RAZÃO
A Razão obedece a princípios formais, que lhe garantem a coerência. Uma das principais descobertas da Filosofia Clássica foi a de que existem três princípios fundadores da racionalidade, que estão na base de todos os outros. O Princípio da Identidade: Cada ser é igual a si mesmo.
O Princípio da Não-Contradição: Uma coisa não pode, ser e não ser ao mesmo tempo, de acordo com a mesma perspectiva O Princípio do Terceiro Excluído: Uma coisa é ou não é não há uma terceira hipótese.
Estes três princípios regulam a estrutura formal do pensamento, não se referindo ao seu conteúdo. Eles indicam como devemos pensar e não o que devemos pensar. Os três principais princípios da razão são construídos em termos formais, dizem respeito a forma, a estrutura do pensamento, a estrutura formal.
Podemos ainda destacar mais dois princípios da razão: O