Apostila Basquete
FASES DA APRENDIZAGEM MOTORA ADAPTADA AO BASQUETEBOL
O basquetebol é um esporte aonde seus praticantes devem possuir um razoável grau de capacidades motoras, pois os movimentos necessários à sua prática não são movimentos naturais e deverão, portanto ser ensinado pelos professores. E para que isso aconteça de forma correta devemos obedecer algumas fases.
1ª Fase da Aprendizagem motora – Coordenação rústica dos movimentos ou fase de iniciação desportiva
Esta fase é caracterizada por execuções de movimentos grosseiros aonde há um excesso de gasto de energia e um déficit de qualidade por não existir um equilíbrio nos movimentos. Esta fase os movimentos são demasiadamente rápidos e os períodos de relaxamento são muito curtos, ocasionando também movimento com grande descoordenação.
Nesta fase o professor deverá propiciar aos alunos o primeiro contato com a modalidade, para que os próprios alunos possam sentir o grau de dificuldade nos movimentos.
2ª Fase da Aprendizagem Motora – Coordenação fina dos movimentos ou Fase de Aperfeiçoamento.
Nesta fase haverá muitas repetições nos movimentos para que os alunos se adaptem de maneira correta e progressiva.
É nesta fase que os alunos se aperfeiçoaram nos fundamentos da modalidade tendo no futuro um melhor desenvolvimento na modalidade
3ª Fase da Aprendizagem Motora – Estabilização dos movimentos ou fase de treinamento.
Continua o melhoramento dos movimentos para que se desenvolva uma coordenação finíssima. O ponto central nesta fase é realçar a fixação dos movimentos tornando-os automatizados sendo que as características desta automatização são: Maior velocidade de execução, segurança, precisão, fluidez, sensação de facilidade de execução e ausência de esforços. Aliados a isto a sensação de alegria e satisfação pelo domínio do movimento.
A partir desta fase que os alunos poderão executar um trabalho mais específico de condicionamento físico, bem como atuar de