Freud e a Pscicanalise
Através do Filme, Além da Alma, que retrata a vida de Freud, ele vem trazendo ao longo do mesmo um momento de intensas descobertas na psicanálise. Seus livros e artigos revelam varias técnicas e estudos que realizou ao longo da vida.
O Estudo de Freud se concentrava em doenças nervosas, levando-o a uma investigação das causas psicológicas dos distúrbios nervosos. Através do ponto determinista de Freud, o comportamento era causado a partir de pensamentos e sentimentos, não ocorrendo por acaso, assim concluindo que todos os comportamentos são explicáveis. A psicanálise tem a função de desvendar o mistério e buscar a fonte do pensamento, sentimentos, ações que geram impulsos e conflitos escondidos, através da técnica de hipnose.
No livro, Três Psicologias- Freud, Skinner e Rogers, tratam sobre basicamente o conteúdo do filme onde Freud usa da técnica de hipnose para chegar à fonte do problema que a pessoa sofria. Andando junto com a hipnose a histeria (quando um a pessoa converte seu problema psicológico – emocional, em um problema físico), descobriu- se que era possível que os sintomas da histeria fossem produzidos em pacientes sob hipnose. Sendo que os mesmos sintomas aconteciam no estado não hipnótico, descobrindo que as causas da histeria eram psicológicas em vez de fisiológicas. O procedimento fazia com que o paciente hipnotizado relembrasse da experiência traumatizante já que fora esquecida enquanto dava livre expressão à emoção que as acompanhava. Esse estudo foi tão produtivo que Freud e Breuer, publicaram um livro Estudos sobre a histeria, porém Freud acreditava que os distúrbios emocionais eram acarretados sobre o problema da sexualidade. Levando a investigar os fatores sexuais como as causas primariam de desordens emocionais. Descobriu então que não era possível hipnotizar todos os pacientes, por conta de o transe não ser suficiente profundo e que havia a ocorrência de relapsos.
Na topografia da mente de Freud, existem três