Psicologia
Etapa 2
Behaviorismo Radical
Behaviorismo Radical: campo filosófico da análise do comportamento. É uma filosofia da ciência preocupada como objeto e método da psicologia. Para Skinner o Behaviorismo Radical não é uma ciência do comportamento e sim uma filosofia que busca compreender as questões humanas como comportamento, liberdade e cultura e defendia um sistema empirico sem estrutura eórica para a construção de uma pesquisa.
Suas pesquisas tratava-se apenas do comportamento observável, e ele acreditava que a tarefa da investigação cientifica era estabelecer as relações funcionais entre as condições de estímulos controladas pelos pesquisadores e as respostas subsequentes do organismo.
Skinner aponta dois caminhos alternativos da Psicologia, o Mentalismo que e o conhecer de ti mesmo, é o reconhecer Deus em si.
Ele ainda complementa que as pessoas estão sujeitas a certos tipos de estimulos, que são as proprioceptivas que descreve a percepção do próprio corpo e a inteoceptiva que é a sensibilidade as variações produzidas dentro do corpo.
Desafios Metodológicos
Neste artigo, Skinner apresenta opiniões bastantes especificos.
Operacionismo: procedimento para que os cientistas fundamentem todo o conhecimento notável. Teve certo impacto na psicologia no faze do psicologo. Segundo Skinner o operacionismo não contribui para a prática dos cientistas e também não poderiam mesmo, devido aos limites do conhecimento disponivel na época.
A Gestalt
Gestalt: Surgiu no século XX como espécie de elementos básicos psicologicamente falando. Seu objetivo era levar as pessoas a restaurar o contato consigo e com o mundo. A teoria da Gestalt estudava o concreto.
Foram realizadas experiências tanto dentro como em volta das jaulas de alguns animais e envolveram objetos simples como bananas, vars para puxar as frutas e caixas que serviram de apoio para os animais. Com base na visão de percepção da Gestalt, foi interpretado resultados