Planos da felicidade
A felicidade
O homem em seu cotidiano tem uma constante busca pela felicidade, fugindo de tudo que lhe causa dor e sofrimento.
Também podemos entender que a felicidade é uma mistura de emoções e sentimentos. Que é um estado de espírito duradouro, porém não eterno.
• A felicidade no plano físico
A busca da felicidade no plano físico nos leva a procurar sensações agradáveis que nos faça sentir bem-estar nos apegando á matéria. Tais como: contemplar formas humanas, experimentar novas comidas, trocar carícias sensuais, ouvir uma música, sentir um perfume agradável etc.
O psiquiatra Sigmund Freud, criador da psicanálise, defendia que todo ser humano é movido pela busca da felicidade, através do que ele denominou “princípio do prazer”. Porém essa busca estaria levada ao fracasso, devido à impossibilidade de o mundo físico satisfazer a todos os nossos desejos. A isto, deu o nome de "princípio da realidade". Segundo Freud, o máximo a que poderíamos obter seria uma felicidade parcial.
[pic]
1 Sigmung Freud, psiquiatra criados da pscicanálise.
• A felicidade no plano econômico
A felicidade econômica está na procura de uma liberdade econômica para atingir a felicidade. Alguns fatores que estimulam a felicidade econômica são: Baixa corrupção, baixa taxa de desemprego, elevado nível de educação, elevada liberdade econômica etc.
Estudos da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) afirmam que os países mais desenvolvidos e estáveis economicamente são os que apresentam maior influencia sobre a felicidade das pessoas
A Dinamarca, por exemplo, em uma escala de 0 a 10, os cidadãos avaliaram sua satisfação com a vida em 7,8, em média. Sendo as pessoas mais felizes entre os 40 países estudados.
• A felicidade no plano psicológico
A felicidade está ligada á fatores