Insolação e afogamento
O que é?
Insolação é o conjunto de sintomas que acomete uma pessoa exposta demasiadamente ao sol. Quando exposto ao calor intenso, o organismo reage de maneira bastante peculiar. Para garantir que o aquecimento do corpo não traga prejuízos ao funcionamento dos órgãos e tecidos ocorrem a dilatação dos vasos sanguíneos superficiais, que deixam a pele vermelha, e o aumento da atividade respiratória. Com as respirações mais frequentes e a evaporação do suor produzido o corpo humano facilita a eliminação do calor em excesso. Quando persiste a exposição ao calor pode ocorrer a falência dessas respostas do organismo, podendo aí ocorrer o estresse pelo calor ou insolação.
Quais os sintomas?
* Pele muito avermelhada, quente e seca; * Dor de cabeça; * Desidratação; * Vômitos; * Confusão mental * Alterações da consciência. Não saber onde esta, que dia é…
Quais os perigos?
A insolação é considerada um acidente grave especialmente para idosos e crianças, que tem a sua tolerância à agressões mais baixa, podendo inclusive levar à morte.
É extremamente importante que o indivíduo que está sofrendo de insolação seja submetido à cuidados urgentes e adequados.
Como proceder?
* Levar a pessoa com insolação para um local arejado e com sombra; * Baixar a temperatura gradualmente utilizando panos molhados com água fria; * Oferecer água fresca para a pessoa ir bebendo aos poucos; * Vigiar o estado de consciência da vítima, perguntando seu nome, idade, dia atual, etc.
Como prevenir?
* Passar protetor solar antes de se expor ao sol, e de 2 em 2 horas se estiver na água; * Beber no mínimo 2 litros de água por dia; * Não pegar sol nas horas de maior calor (entre as 11h e as 16 h); * Todas as vezes que molhar-se com a água do mar, tomar um banho com água doce para tirar o sal da pele; * Usar chapéus e óculos de sol mesmo na sombra; * Não fazer esforços físicos quando estiver exposto ao sol;