fazer crescer
Heldaleia Almeida de melo
Pedagogia Noturno – Turma U
Fazer crescer: Educação para a realidade.
Educação é fazer uma criança crescer e torna - lá em um adulto. Freud se interessou pelo que acontece com as crianças quando percebeu a importância da infância na vida adulta. Ele só pode tirar conclusões disto porque alguns de seus pacientes ainda tinham traços e manias da infância em sua vida adulta.
Criar uma tese sobre a atemporalidade do inconsciente é a mesma coisa que dizer que o passado causa efeitos no presente e talvez no futuro.
Nenhuma criança aos olhos da psicanálise é um objeto à ser modelado para que se torne um adulto perfeito, mas defende que a criança deve ter suas próprias idéias e descobertas e que deve ser tratado de igual para igual perante à um adulto.
A passagem da infância para a maturidade consiste de ganhos e perdas. Uma criança para Freud deveria ter seu destino, sem nenhum aviso prévio de como seria seu fim, não seguir ordens e padrões poderia garantir á chegada á um ponto ideal. Esses processos educativos e civilizatórios aparecem como sinônimos.
Freud em cada discussão sobre o processo civilizatório extraia conseqüências imediatas. Para ele a educação não era apenas um prolongamento da vida, era um processo de inclusão em um mundo que tornaria a humanidade melhor.
O mesmo declarou em vários momentos que o caráter da educação era conservador, ou seja, a criança deve aprender ou começar a aprendera controlar suas pulsões e adaptar-se ao meio social, a educação deve inibir, proibir, reprimir e foi nisso que se dedicou totalmente. O desejo precisa de obstáculos para se desenvolver. Freud não fala de adaptação de uma determinada ideologia que presidiria os ideais educativos de uma época, mas da entrada num mundo propriamente humano.
Psicanalisar e educar.
Para compreender a relação da psicanálise com a educação é importante abordar a torção que este ultimo termo sofre com o