Franquias e Empreendimentos Independentes
1. INTRODUÇÃO 3
2. HISTÓRICO DO SISTEMA DE FRANQUIAS 4
3. ABRIR OU NÃO UMA FRANQUIA 5
3.1 MÉTODOS PARA AUXILIO PARA TOMADA DE DECISÃO 6
4. FRANQUIA NORTE AMERICANA E MERCADO BRASILEIRO 9
5. EMPREENDEDOR INDEPENDENTE 12
6. MARKENTING DIRETO 14
7. CONIDERAÇÕES FINAIS. 16
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
1. INTRODUÇÃO
O comércio, de um modo geral, é um ramo de atividade que para ser bem sucedido requer prática e habilidade.
Com a formação de cidades, os comerciantes, aos poucos, começaram também a se estabelecer em lugares fixos, onde pudessem melhor atender às necessidades de determinadas regiões.
Encontrar o melhor ponto para se estabelecer e fixar uma imagem perante o mercado consumidor é um desafio até os dias de hoje. A escolha de “o que” e “como” vender sempre foi uma decisão difícil para os profissionais do comércio.
Começava então a existir a padronização no processo produtivo de bens ou serviços, e com isso a filial passava ser igual a matriz, e foi aí que tudo começou.
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de observar e elaborar uma discussão, onde será considerado como o investidor deverá decidir ou não pela franquia, como ele pode obter informações quanto a experimentação de mercado levando a entender como e onde abrir uma loja da franquia, discutir e considerar se o modelo norte americanos de negócios e o comportamento do consumidor brasileiro é compatível e quais as necessidades de adaptação para atender este consumidor.
E por fim a relação de esforço de marketing direto, possibilitando ver quais os aspectos da negociação podem ser aplicados.
2. Histórico do sistema de Franquias
O comércio é, sem dúvida, uma das atividades mais antigas da humanidade. Muito antes da criação da moeda, o mundo praticava o comércio que, através dos séculos, se modificou tanto em teoria quanto na prática.
Houve um tempo em que os comerciantes viajavam para oferecer suas mercadorias nas