tec. de informatica
UNIDADE CURRICUÇAR EMPREENDEDORISMO
DAVID SUZARTE LIMA
COMPARAÇÃO ENTRE FRANQUIA E NEGÓCIO INDEPENDENTE
FACE AO RISCO DO NEGÓCIO
. Orientador: Prof. VANESSA N.MONTEIRO
SÃO PAULO
2005
SUMÁRIO
1. O SISTEMA DE FRANQUIAS.
ASPECTOS FAVORÁVEIS À IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE FRANQUIAS
ASPECTOS DESFAVORÁVEIS À IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE FRANQUIAS
2. O EMPREENDEDOR INDEPENDENTE.
ASPECTOS FAVORÁVEIS À CRIAÇÃO DO NEGÓCIO INDEPENDENTE.
PECTOS DESFAVORÁVEIS À CRIAÇÃO DO NEGÓCIO INDEPENDENTE
1. O SISTEMA DE FRANQUIAS O franchising é o sistema de distribuição que mais cresce no País. Daniel Plá mostra que do ano de 2001 ao ano de 2003, o número de unidades franqueadas cresceu 59,3% subindo de 28.240 para 45.003 unidades, das quais 130 são empresas franqueadoras consolidadas e aproximadamente 300 são emergentes. Apesar de números tão impressionantes, o franchising como todo sistema evolutivo, vem passando por uma seleção natural que tem levado ao seu constante aprimoramento.
O Franchising apresenta-se como uma alternativa importante para a viabilização e expansão de pequenos negócios. Entretanto, ele apresenta vantagens e desvantagens quando da sua implantação. 2. ASPECTOS FAVORÁVEIS À IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE FRANQUIAS Ao implantar o sistema de franquias o empresário conta com algumas vantagens em relação aos empreendimentos convencionais relacionadas a seguir.
O sistema de franquias permite entrada rápida e intensiva no mercado, o franqueado já entra no mercado com uma marca conhecida. Poucas empresas têm condições de crescer agressivamente por meio de recursos próprios, pois, além de exigir altos investimentos, aumenta sensivelmente a complexidade da gestão com pessoal próprio.
Essa talvez seja uma das vantagens mais espetaculares do franchising, porque um sistema bem estruturado permite crescimentos incríveis,