Tec. Informatica
Prezados Amigos,
Por mais que pareça claro e evidente para maioria de nós profissionais da área de SST, já tive a oportunidade de encontrar ementas de cursos técnicos que confundem Higiene Ocupacional com a Higiene ligada aos hábitos sadios e higiênicos.
Gostaria de ressaltar algumas diferenças:
Higiene Ocupacional pode ser também identificada como industrial ou do trabalho. É uma técnica preventiva que atua na exposição do trabalhador a um ambiente agressivo com o objetivo de evitar doenças profissionais. Trata-se de uma ciência e a arte dedicada a prevenção, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos existentes ou originados dos locais de trabalho, os quais podem prejudicar a saúde e o bem estar das pessoas no trabalho, enquanto considera os possíveis impactos sobre o meio ambiente.
A higiene propriamente dita consiste em um conjunto de conhecimentos e técnicas para evitar doenças infecciosas usando desinfecção, esterilização e outros métodos de limpeza com o objetivo de conservar e fortificar a saúde. Consiste na prática do uso constante de elementos ou atos que causem benefícios para os seres humanos. Em seu sentido mais comum, podemos dizer que significa limpeza acompanhada do asseio, compreendendo hábitos que visem preservar o estado original do ser, que é o bem-estar e a saúde perfeita.
A palavra Higiene é de origem grega (υγιεινή [τέχνη] (hygieiné [téchne])), significa hygeinos, ou o que é saudável. Logo ambas apresentam um macro objetivo comum que é o bem-estar e saúde dos indivíduos.
Entretanto a Higiene Ocupacional tem como objetivo eliminar ou reduzir os agentes agressivos de natureza química, física ou biológica encontrados no ambiente de trabalho, capazes de acarretar doenças profissionais ou qualquer outro prejuízo saúde do trabalhador.
A Higiene através de seus hábitos sanitizantes, ou higiênicos apresentam como objetivo a redução de doenças infecto-contagiosas, através da implementação de padrões, da