Franquias
O sistema de franquias cada vez mais popular por ser considerada uma forma mais segura de se iniciar um negócio, encontra-se em expansão no mercado brasileiro e internacional, envolvendo a distribuição de produtos e/ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato por franqueador e franqueadas.
Este trabalho objetiva explicar melhor, mas de forma resumida, como surgiu, o que é como funciona, qual a melhor forma de escolher a melhor franquia, as vantagens e desvantagens e quais franquias são consideradas as melhores do mercado brasileiro atualmente.
2. Breve Histórico
Alguns historiadores acreditam que as franquias surgiram na idade média, quando a Igreja Católica passou a conceder licenças ou franquias a senhores de terras para que, em seu nome, coletassem impostos e taxas, entretanto muito diferente do tipo de franquia que temos hoje.
A franquia com o formato mais atual como temos hoje, iniciou em 1851, pela empresa americana de maquinas de costuras Singer, quando ela resolveu conceder licenças para comerciantes interessados na revenda de seus produtos.
Em 1888 foi a vez da General Motors, o que deu origem as concessionárias, em 1889 a Coca-Cola criou a primeira franquia de produção que se tem noticias, concedendo licenças para empresários interessados em produzir e comercializar seus refrigerantes em áreas geográficas definidas por contratos, mais ou menos como acontece hoje.
Mas a explosão só aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, no Brasil, as escolas de Inglês Yázigi e CCAA foram, nos anos 60, as primeiras marcas a experimentar o sistema. Entretanto, só a partir dos anos 80 houve um incremento nos negócios.
3. O que é e como funcionam as franquias?
“De acordo com a Lei 8.955/94, Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou